domingo, 13 de março de 2011

Desencana que engravida

Estive refletindo sobre o destino e a fé, porque a frase que mais ouço como treinante é: “no momento certo Deus mandará seu bebê”, porém, esta frase não me consola e sim me aterroriza porque faz com que eu me sinta extremamente impotente, como se houvessem data e hora marcadas para a chegada do nosso bebê e nada pudesse ser feito a respeito, meu coração se recusa a aceitar isso porque eu creio num Deus de amor supremo que a qualquer momento pode se compadecer da nossa espera, ter misericórdia de nós e nos conceder nosso milagre.
Eu acredito em destino, acredito que talvez possamos nascer predestinados a passar por determinadas coisas, mas também acredito que as nossas atitudes e a nossa fé é que vão determinando dia a dia os acontecimentos, nada é imutável. Se houvesse um livro em que Deus já tivesse escrito toda nossa história de forma absolutamente rígida, de que valeriam nossos esforços, nossa luta e, sobretudo, nossa fé? Bastaria que sentássemos e esperássemos de braços cruzados. Então, se Deus nos deu a liberdade de buscar os nossos sonhos e se nos concedeu um canal de comunicação com Ele tão poderoso como a oração é porque Ele quer nos atender, Ele quer nos ajudar a alcançá-los o mais breve possível. Eu creio nisso e tomo posse do nosso milagre!!!
Justamente por ir ao encontro com este meu pensamento é que me chamou muita atenção a matéria “Desencana que engravida”, publicada pela Revista Fértil: a primeira revista sobre fertilidade e reprodução assistida do Brasil.

Matéria:
Desencanar² [Corrupt. de desencarnar, poss.] Bras. Gír. V.t.i. 1. Desencarnar (3) Int. 2. Despreocupar-se, desapoquentar-se; tranqüilizar-se; desligar-se. Fonte: Dicionário Aurélio.
Uma das frases mais comuns de se ouvir é “ah, relaxa! Quando você menos espera é que acontece!”. Para qualquer situação em que você quer muito algo, essa frase está entre as mais ouvidas. Eu não fiz nenhuma estatística na ponta do lápis, admito, mas durante as minhas pesquisas pude notar que pelo menos 9 entre 10 mulheres, que estão tentando engravidar, ouviram essa frase e tem muita raiva dela. A pergunta que fica é: como não se preocupar, não se apoquentar, tranqüilizar-se ou desligar-se quando o que você mais quer, não acontece? Por isso, a Fértil foi atrás de orientações, para tentar encontrar os outros sentidos para esse tal de “desencanar”.
• Antes de tudo, vale lembrar que para uma mulher ser considerada infértil é necessário que em 12 meses de menstruações e relações sexuais regulares não haja gravidez. E que entre os 25 e 35 anos, a mulher tem cerca de 75% de não engravidar. Ou seja, até mesmo entre as mulheres que estão no auge da idade fértil, as chances são mais remotas do que se imagina. “A mulher só deve se preocupar com o problema quando ele realmente aparece. Não deve se adiantar ou pensar no pior”, lembra a Dra. Karen De Pauw, esterileuta do projeto Alfa, de São Paulo. Portanto, desencanar é não ter pressa.
• Desencanar não significa esquecer o assunto. Significa saber lidar de forma controlada com ele. Esperar a gravidez cair do céu, não adianta. Se a gravidez não veio, tem que partir para a ação! O casal precisa fazer exames, analisar a melhor opção de tratamento, conhecer suas limitações, para então poder começar a se dar por vencido. Logo, é importante não confundir desencanada com descompromissada.
• Não dê bola para as pressões externas e internas. “A cobrança, na maioria das vezes social, para que a mulher “desencane” deixam-na ainda mais culpada por não conseguir engravidar. E essas frustrações, somam-se a outras, que acabam prejudicando sua auto-estima e feminilidade”, destaca a psicóloga Luciana Leis, de São Paulo. Ser desencanada é ter ouvido seletivo.
• A tensão pode ter um sério impacto sobre o seu organismo. “Vamos pegar um exemplo fácil: quantas vezes estamos programando uma viagem e a menstruação desce bem no dia que vamos viajar? Sendo que você tinha certeza que não ia descer de jeito nenhum! Se houve uma mudança na sua ovulação só por causa de uma viagem, imagina para engravidar?”, lembra a Dra. Karen De Pauw. E a situação pode ficar ainda pior: “Há pacientes que passam a ter insônia, não conseguem se concentrar no trabalho, não se permitem nenhum tipo de lazer ou diversão e vivem em função desse pensamento obsessivo por engravidar”, diz a psicóloga. Sendo assim, desencanar é administrar sua ansiedade.
• A mente tem um enorme poder sobre o que queremos. Então tente identificar motivos psicológicos que podem estar interferindo no bom andamento das suas tentativas de gravidez. “Algumas mulheres com problemas de auto-estima podem acreditar, por exemplo, não serem capazes de gerar uma criança perfeita, ou então, não conseguirem cuidar de um bebê. Casos onde existe uma relação muito conflituosa com a mãe podem também atrapalhar esse processo pelo medo de ser como a mãe. Ou ainda, a mulher pode idealizar tanto a maternidade, que ela acaba se tornando inatingível”, destaca a psicóloga. Não se esqueça: Desencanar é não boicotar-se.
• O homem tem um papel fundamental nas tentativas para engravidar. Ele tem que ser companheiro, tem que deixar a companheira saber que ele está com ela para o que der e vier. “Se a mulher é mais ansiosa, não adianta ficar controlando o ciclo e perguntando se a menstruação já veio. E se não veio, ficar com aquela cara de “XIIIIII!!!!”. Se ela é mais tranquila não adianta ficar cobrando mais atitude. ELE pode fazer isso, por que não?”, destaca a esterileuta. Além disso, de acordo com a psicóloga Luciana Leis, a nossa sociedade ainda é muita machista e faz com que grande parte dos homens se sinta frustrado e responsável pela não gravidez. Algo como “não sou tão viril quanto eu achava que era”, o que acaba atrapalhando ainda mais as tentativas ou os tratamentos. Lembre-se: um homem desencanado é um homem tranqüilo e pode valer mais do que mil FIVs, inseminações, etc.
• Se realmente há um impacto sobre a mulher que desencana, COMO fazer isso?! Para a Dra. Karen De Pauw, não há receita: “Não há dúvidas de que realmente existe o impacto, porém não há como fornecer uma fórmula para diminuí-lo. Mas fica a dica: decidir por um tratamento é uma forma de “desencanar”. Dividir a responsabilidade da gravidez com uma equipe médica dá mais leveza ao casal, permite que eles retomem a vida de volta, principalmente a sexual”. Desencanar, então, é conhecer a parcela de responsabilidade de cada um.
• Conclusão: “desencanar” é mais do que despreocupar-se, desapoquentar-se; tranqüilizar-se; desligar-se , como define o dicionário. É estar ciente que você e seu companheiro fizeram de tudo para que aquele sonhe virasse realidade. Um bom exemplo é quando casais, após o tratamento, adoção ou desistência engravidam espontaneamente. É viver além da busca de ter um filho. Nas palavras da psicóloga Luciana Leis: “É importante que o casal possa “fertilizar” a sua vida para que o bebê possa chegar”.
FLESCH, Cecilia. Desencana que engravida. Revista Fértil[s.l.], a. 1, v. 3, 2010.

Para quem perdeu alguém

Eu assisti ao novo DVD do Padre Fábio de Melo, “Iluminar”, e chorei que me acabei... o show é muito emocionante e tocou profundamente meu coração, em especial o seguinte trecho:
“Não há nada que possa nos separar de Deus, não há nada, e o motivo é um só, Deus nos ama e quem ama não abandona, quem ama não trai, quem ama não esquece, quem ama não nos deixa de lado. Por isso eu gostaria de lhe dizer hoje que, ainda que o seu coração não perceba e não sinta, Deus cuida de você”. (grifo acrescido)
Além dessa mensagem, uma música tocou meu coração de uma forma tão intensa que eu não continha os soluços.
Graças a Deus nunca sofri nenhuma perda trágica, porém, quando ouvi esta música pensei em todos os milagres que não vi acontecer, e pensei, principalmente, em todas treinantes que sofrem abortos e amargam uma dor indescritível por isso, eu me comovo muito com esses casos.  Por isso gostaria de compartilhar com vocês. Grifei as partes que mais me tocaram e espero que gostem.


Jesus, Meu Deus Humano -
Padre Fábio de Melo

Não, eu não vi a sua cura se cumprir
Eu não vi o seu milagre acontecer
Nada que eu pedi a Deus aconteceu


É... Vou tentando achar o rumo por aqui
Vou reaprendendo ser sem ter você
Descobrindo em mim o que você deixou

Grito seu nome
Desejoso de resposta
Quando vejo a mesa posta
E seu lugar sem ter ninguém

Mas nessa ausência
Sei que existe outra presença
Uma força que sustenta
E que me faz permanecer... de pé


É Jesus, meu Deus humano
Meu Deus humano
Que conhece a dor de ver partir a quem se ama
Que chorou de saudade
Que sofreu por seus amigos
E que esteve ao meu lado
Quando eu vi você partir

É Jesus, meu Deus humano
Meu Deus humano
Que conhece a dor de ver partir a quem se ama
Que chorou de saudade
Que sofreu por seus amigos
E que não me abandona
Quando eu não sei compreender


Por que você partiu
Por que você se foi
E porque o milagre não se deu como eu pedi

Não, eu não vou perder a fé nem desistir
Foi você que me ensinou antes de ir
Vou vivendo assim, conhecendo o coração
Que você fez pulsar em mim

É na hora de Deus!

Eu já era treinante há 2 anos e 8 meses e estava iniciando um novo ciclo, após outro negativo. Logo, não tive dúvidas de que essa música foi providencialmente colocada no meu caminho.
Compartilho com vocês porque tenho certeza de que tocará seus corações tanto quanto tocou o meu.

É Na Hora de Deus - Célia Sakamoto

Pra que reclamar
Se você serve ao Deus de Abraão
Pra que ficar desse jeito
Com essa angústia em seu peito
Se o Teu Deus tem solução
Quando o Teu Deus decretar
Você sabe que não volta atrás
Nem gigante, nem leão, nem muralha, nem prisão
Pode este Deus segurar

É na hora de Deus
E nenhum minuto a mais
Você sabe que Ele faz
Essa noite virar dia
Ele é príncipe da Paz
Quando Ele estende as mãos
Ninguém pode segurar
Se Ele já te prometeu
Irmão Deus não te esqueceu
E a promessa Ele cumprirá, cumprirá


Quando o Teu Deus decretar
Você sabe que não volta atrás
Nem gigante, nem leão, nem muralha, nem prisão
Pode este Deus segurar

É na hora de Deus
E nenhum minuto a mais
Você sabe que Ele faz
Essa noite virar dia
Ele é príncipe da Paz
Quando Ele estende as mãos
Ninguém pode segurar
Se Ele já te prometeu
Irmão Deus não te esqueceu
E a promessa Ele cumprirá


Se Ele já te prometeu
Irmão Deus não Te esqueceu
E a promessa Ele cumprirá
Se Ele já Te prometeu
Irmão Deus não Te esqueceu
E a promessa Ele cumprirá
A vitória vem de Deus.

Livros católicos para mamães

Enquanto nosso bebê não vem, estou me preparando para quando Deus me conceder o meu milagrinho, isso tem feito tanto bem a mim e a minha família que decidi compartilhar com vocês e espero que gostem.

O Filho que todos os pais desejariam ter
Padre Alir Sanagiotto
Traz orações e testemunhos de pais que “trabalharam” seus filhos já antes de engravidar, durante o período de gestação e após o nascimento. Assim como de orientação médica e psicológica para as mulheres grávidas.
R$14,00
Esse livro é simplesmente incrível, toda pessoa, independente do desejo de ter filhos, deveria ler.

Novena pelo bebê que vai chegar
Padre Ferdinardo Mancilio
Padre Ferdinando propõe que, a partir da fé, a vida seja amada e respeitada. E ela começa quando o casal se dispõe a trilhar esse caminho de fé. Por isso, esta novena foi elaborada para que o casal reze junto e, assim, além de eles se manterem unidos e fortes, pois a oração só une, jamais desune, a vida nova seja também amada, respeitada e preparada para sua chegada. Contando com a graça de Deus, certamente o casal poderá experimentar algo sublime em sua vida.
R$4,50

Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib
Monsenhor Jonas Abib, inspirado pelo cuidado que tem com sua família, a Comunidade Canção Nova, preparou uma novena para a família: “Como é linda a nossa família”.
De forma simples e direta, ele indica o caminho, através da oração, para encontrarmos harmonia, curas e crescimento em nossa casa e com as pessoas que convivem conosco.
R$5.90

Bíblia Para Crianças
Editora Canção Nova
A mais completa Bíblia infantil em língua portuguesa. Lindas ilustrações, fruto de ampla pesquisa de costumes e vestuário de época.
Uma versão adaptada que traz as histórias mais conhecidas, e também passagens nunca antes apresentadas para o público infantil e que irão encantar os pequenos leitores que começam a conhecer o livro mais fascinante de todos os tempos.
R$38,90

Educar pela Conquista e pela Fé
Prof. Felipe Aquino
Gerar um filho é o que de maior um homem e uma mulher podem fazer na face da terra; mas não basta isto, é preciso educá-lo, pois, sem educação o homem se perde. A educação precisa ser integral, atingir a totalidade do ser humano, para que ele não fique mutilado.
R$17,00

Todos os livros ACIMA eu comprei em:

Quem Ama, Educa! - Formando cidadãos éticos
Içami Tiba
Esta obra está dividida em quatro partes, onde o autor assinala problemas, busca seus entendimentos e propõe soluções para relação entre pais, filhos e educadores. Oferecer uma educação que inclua disciplina, gratidão, religiosidade, cidadania e ética é o objetivo do psiquiatra Içami Tiba.
R$ 35,90
Comprei em:

O Poder de Orar
Stormie Omartian
Poucas autoras hoje falam tão diretamente ao coração das mulheres como Stormie Omartian. Seu passado marcado pelo sofrimento intenso e o processo de restauração realizado por Deus em sua vida concederam a Stormie a “autoridade” necessária para falar sobre as principais questões que afligem a mulher nos dias de hoje.
R$ 34,90
Ganhei de presente do Padrinho, mas pode ser comprado em:

CD Vitória na gestação
Suzel Frem Bourgerie