domingo, 13 de março de 2011

Desencana que engravida

Estive refletindo sobre o destino e a fé, porque a frase que mais ouço como treinante é: “no momento certo Deus mandará seu bebê”, porém, esta frase não me consola e sim me aterroriza porque faz com que eu me sinta extremamente impotente, como se houvessem data e hora marcadas para a chegada do nosso bebê e nada pudesse ser feito a respeito, meu coração se recusa a aceitar isso porque eu creio num Deus de amor supremo que a qualquer momento pode se compadecer da nossa espera, ter misericórdia de nós e nos conceder nosso milagre.
Eu acredito em destino, acredito que talvez possamos nascer predestinados a passar por determinadas coisas, mas também acredito que as nossas atitudes e a nossa fé é que vão determinando dia a dia os acontecimentos, nada é imutável. Se houvesse um livro em que Deus já tivesse escrito toda nossa história de forma absolutamente rígida, de que valeriam nossos esforços, nossa luta e, sobretudo, nossa fé? Bastaria que sentássemos e esperássemos de braços cruzados. Então, se Deus nos deu a liberdade de buscar os nossos sonhos e se nos concedeu um canal de comunicação com Ele tão poderoso como a oração é porque Ele quer nos atender, Ele quer nos ajudar a alcançá-los o mais breve possível. Eu creio nisso e tomo posse do nosso milagre!!!
Justamente por ir ao encontro com este meu pensamento é que me chamou muita atenção a matéria “Desencana que engravida”, publicada pela Revista Fértil: a primeira revista sobre fertilidade e reprodução assistida do Brasil.

Matéria:
Desencanar² [Corrupt. de desencarnar, poss.] Bras. Gír. V.t.i. 1. Desencarnar (3) Int. 2. Despreocupar-se, desapoquentar-se; tranqüilizar-se; desligar-se. Fonte: Dicionário Aurélio.
Uma das frases mais comuns de se ouvir é “ah, relaxa! Quando você menos espera é que acontece!”. Para qualquer situação em que você quer muito algo, essa frase está entre as mais ouvidas. Eu não fiz nenhuma estatística na ponta do lápis, admito, mas durante as minhas pesquisas pude notar que pelo menos 9 entre 10 mulheres, que estão tentando engravidar, ouviram essa frase e tem muita raiva dela. A pergunta que fica é: como não se preocupar, não se apoquentar, tranqüilizar-se ou desligar-se quando o que você mais quer, não acontece? Por isso, a Fértil foi atrás de orientações, para tentar encontrar os outros sentidos para esse tal de “desencanar”.
• Antes de tudo, vale lembrar que para uma mulher ser considerada infértil é necessário que em 12 meses de menstruações e relações sexuais regulares não haja gravidez. E que entre os 25 e 35 anos, a mulher tem cerca de 75% de não engravidar. Ou seja, até mesmo entre as mulheres que estão no auge da idade fértil, as chances são mais remotas do que se imagina. “A mulher só deve se preocupar com o problema quando ele realmente aparece. Não deve se adiantar ou pensar no pior”, lembra a Dra. Karen De Pauw, esterileuta do projeto Alfa, de São Paulo. Portanto, desencanar é não ter pressa.
• Desencanar não significa esquecer o assunto. Significa saber lidar de forma controlada com ele. Esperar a gravidez cair do céu, não adianta. Se a gravidez não veio, tem que partir para a ação! O casal precisa fazer exames, analisar a melhor opção de tratamento, conhecer suas limitações, para então poder começar a se dar por vencido. Logo, é importante não confundir desencanada com descompromissada.
• Não dê bola para as pressões externas e internas. “A cobrança, na maioria das vezes social, para que a mulher “desencane” deixam-na ainda mais culpada por não conseguir engravidar. E essas frustrações, somam-se a outras, que acabam prejudicando sua auto-estima e feminilidade”, destaca a psicóloga Luciana Leis, de São Paulo. Ser desencanada é ter ouvido seletivo.
• A tensão pode ter um sério impacto sobre o seu organismo. “Vamos pegar um exemplo fácil: quantas vezes estamos programando uma viagem e a menstruação desce bem no dia que vamos viajar? Sendo que você tinha certeza que não ia descer de jeito nenhum! Se houve uma mudança na sua ovulação só por causa de uma viagem, imagina para engravidar?”, lembra a Dra. Karen De Pauw. E a situação pode ficar ainda pior: “Há pacientes que passam a ter insônia, não conseguem se concentrar no trabalho, não se permitem nenhum tipo de lazer ou diversão e vivem em função desse pensamento obsessivo por engravidar”, diz a psicóloga. Sendo assim, desencanar é administrar sua ansiedade.
• A mente tem um enorme poder sobre o que queremos. Então tente identificar motivos psicológicos que podem estar interferindo no bom andamento das suas tentativas de gravidez. “Algumas mulheres com problemas de auto-estima podem acreditar, por exemplo, não serem capazes de gerar uma criança perfeita, ou então, não conseguirem cuidar de um bebê. Casos onde existe uma relação muito conflituosa com a mãe podem também atrapalhar esse processo pelo medo de ser como a mãe. Ou ainda, a mulher pode idealizar tanto a maternidade, que ela acaba se tornando inatingível”, destaca a psicóloga. Não se esqueça: Desencanar é não boicotar-se.
• O homem tem um papel fundamental nas tentativas para engravidar. Ele tem que ser companheiro, tem que deixar a companheira saber que ele está com ela para o que der e vier. “Se a mulher é mais ansiosa, não adianta ficar controlando o ciclo e perguntando se a menstruação já veio. E se não veio, ficar com aquela cara de “XIIIIII!!!!”. Se ela é mais tranquila não adianta ficar cobrando mais atitude. ELE pode fazer isso, por que não?”, destaca a esterileuta. Além disso, de acordo com a psicóloga Luciana Leis, a nossa sociedade ainda é muita machista e faz com que grande parte dos homens se sinta frustrado e responsável pela não gravidez. Algo como “não sou tão viril quanto eu achava que era”, o que acaba atrapalhando ainda mais as tentativas ou os tratamentos. Lembre-se: um homem desencanado é um homem tranqüilo e pode valer mais do que mil FIVs, inseminações, etc.
• Se realmente há um impacto sobre a mulher que desencana, COMO fazer isso?! Para a Dra. Karen De Pauw, não há receita: “Não há dúvidas de que realmente existe o impacto, porém não há como fornecer uma fórmula para diminuí-lo. Mas fica a dica: decidir por um tratamento é uma forma de “desencanar”. Dividir a responsabilidade da gravidez com uma equipe médica dá mais leveza ao casal, permite que eles retomem a vida de volta, principalmente a sexual”. Desencanar, então, é conhecer a parcela de responsabilidade de cada um.
• Conclusão: “desencanar” é mais do que despreocupar-se, desapoquentar-se; tranqüilizar-se; desligar-se , como define o dicionário. É estar ciente que você e seu companheiro fizeram de tudo para que aquele sonhe virasse realidade. Um bom exemplo é quando casais, após o tratamento, adoção ou desistência engravidam espontaneamente. É viver além da busca de ter um filho. Nas palavras da psicóloga Luciana Leis: “É importante que o casal possa “fertilizar” a sua vida para que o bebê possa chegar”.
FLESCH, Cecilia. Desencana que engravida. Revista Fértil[s.l.], a. 1, v. 3, 2010.

3 comentários:

  1. Fiquei emocionado com seu post e mais ainda com a sua serenidade. Como a própria matéria da revista diz... desencana!

    Abração,

    Boni

    ResponderExcluir
  2. Jessi,
    seus posts são maravilhosos! Quanta espiritualidade!

    Torço e rezo por ti!

    Beijos,
    Karen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Há algum tempo quero dar o testemunho do meu maior milagre, sinto que não posso mais adiar, especialmente pela proximidade do Dia das Mães, quando tantas de nós precisam de uma mensagem de esperança e fé para permanecerem firmes em sua luta.
      “Ainda que o seu coração não perceba e não sinta, Deus cuida de você” (Padre Fábio de Melo)
      Compartilho com você e espero que goste.
      Bjos

      Meu maior milagre
      https://gloriosaespera.blogspot.com.br/2017/05/meu-maior-milagre.html

      Excluir