quinta-feira, 21 de abril de 2011

A decisão pelo tratamento de infertilidade - Parte II

As confirmações de Deus

Começamos a questionar seriamente se deveríamos esperar tanto tempo até que nossa situação financeira melhorasse para vivermos algo que nos faria tão felizes, mas, em contrapartida, parecia uma enorme irresponsabilidade planejarmos a vinda do nosso bebê naquelas condições. Clamávamos a Deus por sabedoria e discernimento, para que nossos planos estivessem sempre de acordo com a Vossa vontade.
Muitas pessoas conseguem viver a espera pelo momento certo de forma tranquila, mas eu não era uma dessas pessoas, eu estava sofrendo demais por não me permitir sonhar com a chegada do nosso bebê para breve.
Diante dessa guerra interior, muitas coisas povoavam minha mente, eu recordei do quão graves eram nossos problemas financeiros quando a mãe engravidou da minha irmã, aquele foi sem dúvida o momento mais sofrido das nossas vidas, mas a chegada da minha irmã nos fez felizes, muito felizes, tudo ficava pequeno perto da alegria que era tê-la conosco e isso nos deu forças para lutarmos e superarmos todas aquelas dificuldades. Eu pensava no quanto Deus nos abençoou e em como nunca nos faltou nada.
Revivi mentalmente toda minha trajetória, na qual também Deus nunca me desamparou, ao contrário, sempre pude dar inúmeros testemunhos sobre a Providência Divina em minha vida, sempre tão milagrosa e inquestionavelmente exata.
Eu lembrei dos conselhos do meu primo mais velho, quando conversávamos sobre o assunto, ele sempre frisava que Deus encaminhou todas as coisas para a chegada do bebê dele e que eu não deveria esperar mais, deveria sim, confiar que Deus agiria em nossas vidas.
Recordava todo o tempo de como a gravidez da minha cunhada foi coroada por uma chuva de bênçãos, do quanto Deus havia atentado para cada detalhe, dando-nos inúmeras provas de que o Pai realmente não desampara seus filhos.
Porém, o ser humano é terrível e durante todo este debate interior eu parecia querer me convencer de que quando fosse da vontade de Deus Ele nos concederia este milagre, assim como aconteceu com a minha cunhada, já que meu cunhado tem o mesmo problema de infertilidade que o meu esposo e nunca fez tratamento.
Realmente não restavam dúvidas de que Deus está no controle das nossas vidas, mas essa resposta parecia cômoda demais, e outras palavras ecoavam em meu coração como que querendo me salvar dessa armadilha:
“Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver.” (Autor desconhecido)
“O milagre se dará por duas vias: Uma é minha e a outra deixo para você.” (Padre Fábio de Melo)
“Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Jesus viu-os e disse-lhes: Ide, mostrai-vos ao sacerdote. E quando eles iam andando, ficaram curados.” (Lc 17, 12-14) (grifo acrescido)
De posse dessas palavras eu refletia que Deus age em nossas vidas de forma diferente da que age na vida dos meus cunhados, porque nós temos à disposição tudo que precisamos para fazermos o tratamento, plano de saúde, médicos, hospitais etc., sendo assim, não seria essa a nossa parte no milagre?
A partir disso passei a ver os fatos por outro ângulo. A opção por não fazer tratamento, de certa maneira, fazia as vezes de um método anticoncepcional, e eu rezava pedindo, implorando, para que Deus agisse em minha vida, mas ao mesmo tempo segurava firme em minhas mãos as rédeas da situação.
Nesse momento, eu refletia também sobre o texto de Dom Orlando Brandes, no qual ele chama atenção para o fato de que:

Homem e mulher precisam ser educados dentro dos valores favoráveis à vida, em contraponto à “imposição” da sociedade de propagar somente os métodos artificiais e de priorizar o bem-estar material antes da chegada dos filhos. Não podemos concordar com este pensamento, com este consumismo, que diminui a gravidez e coloca o filho quase que no final do planejamento da vida do casal. Precisamos reeducar o coração das pessoas.

Conversando sobre toda essa turbulência de pensamentos com minha mãe, ela me disse algo que também chamou muito minha atenção: “A vida não dá garantias de nada”. Assim, da mesma forma que hoje a minha situação financeira é muito ruim e pode melhorar, com a graça de Deus, também pode acontecer de daqui alguns anos, quando eu finalmente pensar que está tudo preparado para a chegada do bebê e, no entanto, surgirem novas tribulações.
“Meu justo viverá da fé.” (Hb 10, 38) “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.” (Hb 11, 1)
A fé não obedece à razão! Se a fé pudesse ser provada racionalmente não seria fé, seria ciência.
Conversando sobre tudo isso com o meu esposo, chegamos à conclusão de que daríamos sim esse passo em direção ao nosso bebê, faríamos esse gesto concreto de fé, demonstrando que Deus está realmente no comando de nossas vidas. Faríamos a nossa parte no milagre.
“A condição para um milagre é a dificuldade, mas para um grande milagre é a impossibilidade.” (Angus Buchan, O Fazendeiro de Deus)
Dia 07/12/2009 – Decisão definitiva por engravidar: faríamos tratamento de infertilidade!

2 comentários:

  1. OLA QUERIDA, LINDO O SEU BLOG. OBRIGADA POR COMPARTILHAR A SUA LUTA CONOSCO! Eu acredito que Deus faz tudo no tempo dele. Dificil para nos e esperar com sabedoria. Estou tentando engravidar ha quase 3 anos, a infertilidade tb vem do meu marido, confesso que a caminhada esta sendo dolorosa. Ja sentei e chorei por longas horas conversando com Deus, implorando a Ele para fazer um milagre. Fizemos nossa primeira FIV agora, dos 5 embrioes, apenas 1 se tornou blasto e teve q ser congelado. Cheguei ate a pensar, em iniciar um novo ciclo descartando a TEC, MAS AI eu pensei, se FOR A VONTADE DE DEUS, este unico embriao ira implantar e desenvolvera em meu utero dando origem a um bebe saudavel e abencoado. Agora ta nas maos DELE, de fazer um milagre! Desejo o mesmo para voces: MILAGRE!UM BEIJO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Há algum tempo quero dar o testemunho do meu maior milagre, sinto que não posso mais adiar, especialmente pela proximidade do Dia das Mães, quando tantas de nós precisam de uma mensagem de esperança e fé para permanecerem firmes em sua luta.
      “Ainda que o seu coração não perceba e não sinta, Deus cuida de você” (Padre Fábio de Melo)
      Compartilho com você e espero que goste.
      Bjos

      Meu maior milagre
      https://gloriosaespera.blogspot.com.br/2017/05/meu-maior-milagre.html

      Excluir