quinta-feira, 21 de abril de 2011

A decisão pelo tratamento de infertilidade - Parte I

O sonho X a realidade

Embora o meu esposo desejasse ter o nosso bebê tanto quanto eu, e embora esse filho sempre estivesse em nossos planos, foi muito difícil partirmos efetivamente para um tratamento de infertilidade. Isso porque somos muito cautelosos e, como a maioria dos pais, temos grandes sonhos para nosso filho, de forma que queremos que tudo seja perfeitamente preparado para a chegada dele. Assim, achávamos que, quando o momento certo chegasse, Deus nos concederia esse milagre.
Hoje percebo que, na realidade, nós não queríamos ser responsáveis pela decisão por engravidar caso o momento não fosse o adequado, então deixávamos a cargo de Deus. Não tentávamos efetivamente engravidar, apenas não evitávamos a gravidez.  
A fé move montanhas sim! Deus faz que a estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos (Sl.113.9). Porém, temos que ter em mente que a ciência também é um instrumento utilizado por que Deus para realizar seus milagres, cabe a nós fazermos nossa parte.
Casamo-nos em 2007. Esse ano foi bastante conturbado, os preparativos para o casamento geram grande ansiedade, meu trabalho era excessivamente estressante, cursava pós-graduação e inglês, tudo isso somado aos nossos inúmeros problemas familiares, eis a receita para uma crise de estresse. Por graça de Deus fui aprovada num concurso, em dezembro de 2007, em virtude disso,  mudamos de cidade e de vida.
No início de 2008, compramos nosso apartamento e mobiliamos, foi um verdadeiro milagre e a realização de um grande sonho. Para coroar essa felicidade, decidimos que era o momento do nosso bebê chegar.
Transcorrido o prazo de um ano de tentativas, que os médicos consideram normal, fizemos vários exames, até descobrirmos que o meu esposo tinha varicocele e que, muito provavelmente, seria necessário submeter-se a uma cirurgia.
Concomitantemente à descoberta dessa possível causa de infertilidade, começamos a enfrentar um problema financeiro terrível, isso porque nós tínhamos que honrar com o financiamento do nosso apartamento e os aportes anuais devidos à Construtora, porém, meu esposo havia ficado desempregado, todas as nossas economias estavam investidas em fundos de ações da bolsa de valores, que entrou em queda livre devido à crise mundial de 2008, foi então que decidimos nos tornarmos sócios do meu pai, para que unindo forças superássemos todos os efeitos daquela crise.
Infelizmente, essa decisão nos rendeu a maior decepção das nossas vidas, a maior ferida que poderia ter sido aberta em nossos corações e um prejuízo financeiro muitas vezes maior do que podíamos suportar.
Cheguei ao fundo do poço, fiquei doente, mas Deus como sempre me carregou no colo e me deu forças para erguer a cabeça e colocar um plano de recuperação em prática: negociei todas as dívidas, consegui mais um emprego para incrementar nossa renda e meu esposo também conseguiu um emprego. Enfim, fizemos tudo que podia ser feito para deixar mais acessível o pagamento, a partir daí era trabalhar duro e esperar que Deus operasse mais esse milagre em nossas vidas.
Uma das coisas que mais fez meu coração sangrar com toda essa situação, além da decepção com o meu pai, foi o fato da chegada do nosso bebê parecer ainda mais distante, já que não tínhamos coragem de seguir com o tratamento porque nossos compromissos financeiros acabariam somente em 2012, e não conseguíamos imaginar nosso filhinho chegando em meio a toda essa tribulação, isso afrontaria tudo que sempre sonhamos para ele.
Diante de tantas dúvidas, eu consagrava a Deus constantemente esta oração:

Paizinho querido, por intercessão da Mãe do Perpétuo Socorro, eu entrego em suas mãos todos os meus sonhos, todas as minhas angústias e medos. Meu coração tem me pedido o tempo todo para ser mãe, tenho pensado nisso constantemente, e o Senhor sabe do desejo profundo e dos sonhos que sempre alimentei, mas mil pensamentos povoam minha mente, porque além do problema de fertilidade do meu esposo, preocupo-me com nossa situação financeira, temos compromissos seríssimos que não sei como vamos adimplir e questiono-me como poderemos prover as necessidades do nosso bebê. Nossa família mora muito longe e penso também em como poderei trabalhar, perturba-me o fato de deixá-lo em uma creche, penso em como farei se ele ficar doentinho, temo também pelos meus estudos, pois mesmo sem um filho já não tenho conseguido organizar meu tempo e tampouco pagar um cursinho. Oh, Mãe! a Senhora conhece bem todas as aflições de uma mãe com a segurança, o conforto, a saúde e a educação dos filhos, eu desejo alcançar a graça de conseguir suprir todas essas necessidades sem que para isso seja necessário sacrificar o amor e a atenção, assim, Vos imploro, Maria, que vá à frente e prepare todas as coisas para que tudo concorra para o bem e para a felicidade de nossa família, com chegada do nosso bebezinho.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa tarde!
      Há algum tempo quero dar o testemunho do meu maior milagre, sinto que não posso mais adiar, especialmente pela proximidade do Dia das Mães, quando tantas de nós precisam de uma mensagem de esperança e fé para permanecerem firmes em sua luta.
      “Ainda que o seu coração não perceba e não sinta, Deus cuida de você” (Padre Fábio de Melo)
      Compartilho com você e espero que goste.
      Bjos

      Meu maior milagre
      https://gloriosaespera.blogspot.com.br/2017/05/meu-maior-milagre.html

      Excluir
  2. Jessi,

    Realmente, aqui no seu blog eu confirmei quanto você é uma mulher de fibra, que não perde a fé e a esperança mesmo nos momentos mais difíceis. Te admiro um tanto mais agora. Deus esteja com vocês e conceda logo o milagre que tanto esperam. Amém. Beijos
    Leticiapio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Há algum tempo quero dar o testemunho do meu maior milagre, sinto que não posso mais adiar, especialmente pela proximidade do Dia das Mães, quando tantas de nós precisam de uma mensagem de esperança e fé para permanecerem firmes em sua luta.
      “Ainda que o seu coração não perceba e não sinta, Deus cuida de você” (Padre Fábio de Melo)
      Compartilho com você e espero que goste.
      Bjos

      Meu maior milagre
      https://gloriosaespera.blogspot.com.br/2017/05/meu-maior-milagre.html

      Excluir